Ir para a Home
Sábado, 19 de Abril de 2025

Haroldo Naves pede revisão de censo demográfico feito pelo IBGE em Campos Verdes



Haroldo Naves pede revisão de censo demográfico feito pelo IBGE em Campos Verdes

Números do Instituto não batem com número de habitantes do município de Campos Verdes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza “projeções” de dados referentes à população para que o governo federal saiba sobre o crescimento do país. O banco de dados é fundamental no planejamento do orçamento da União. Os números mostram as demandas a serem atendidas e o volume de recursos financeiros que será necessário repassar às prefeituras para serem investidos na área de saúde, educação, assistência social, entre outras áreas.

 
O número de habitantes define os coeficientes de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e tem relação com o cálculo de indicadores econômicos e sócio demográficos nos períodos intercensitários. Os gestores fazem os investimentos em serviços públicos e obras através dos dados recolhidos pelo censo e é importante ressaltar que as estatísticas de cada município são levadas em conta ao fazer os repasses oriundos do governo federal.

 
Desde 2011, o IBGE vem realizando estimativas populacionais já que o último censo realizado no Brasil foi feito há 10 anos. Neste contexto, o município tinha uma população de 5.020 pessoas em 2010 e na última estimativa de 2019, a cidade perdeu habitantes caindo para 2.141 pessoas.

 
A Prefeitura está questionando o IBGE sobre os números relativos ao decréscimo de Campos Verdes. Os dados do órgão federal são conflitantes com as estatísticas do município já que não representam a realidade da cidade, haja vista que Campos Verdes atualmente possui mais de 5 mil habitantes conforme dados da prefeitura, além de possuir 2.075 residências no cadastro dos serviços de IPTU, de energia e do serviço de fornecimento de água.

 
Campos Verdes recebe verbas como um município com população de 2.141 pessoas e investe como tendo 6 mil habitantes, provocando um rombo nas contas do executivo e enormes prejuízos aos cofres públicos devido ao fato de não receber verbas do governo federal suficientes para o tamanho de sua população. Por isso está sendo discutido a metodologia adotada na última estimativa do IBGE que apenas utiliza projeções e não leva em consideração o crescimento populacional dos últimos três anos.

 
Desde 2017 o município tem recebido grandes investimentos e instalação de novas mineradoras de capital nacional e internacional, o que gerou emprego e renda para cerca de 500 pessoas e atraiu milhares de pessoas para a cidade. Cerca de 10 mudanças chegam ao município por semana, aumentando significamente a ocupação de casas e o número de habitantes em Campos Verdes.



NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Prefeito de Crixás, Allan Xavier, é eleito vice-presidente da FGM com ampla maioria dos votos O prefeito de Crixás, Allan Xavier, foi eleito vice-presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) para o quadriênio 2025-2029, consolidando seu protagonismo político no cenário estadual.
POLÍTICA Câmara de Crixás aprova criação do Loteamento Jardim Primavera para habitação popular APROVAÇÃO - Durante as sessões legislativas do mês de abril, a Câmara Municipal de Crixás aprovou por unanimidade, em três votações, o projeto de lei que autoriza a criação do Loteamento Jardim Primavera, destinado à construção de casas populares.
POLÍTICA Ao lado de Dr. Rogério e Wingleisson, Deputado José Nelto anuncia lago, praça e motoniveladora para Campos Verdes BENEFICIOS - A cidade de Campos Verdes recebeu, nesta quinta-feira (27/03), a visita do deputado federal José Nelto, que trouxe grandes novidades para a população.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás